quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROINFO INTEGRADO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ativdade 1.5


GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

REPRESENTAÇÃO DE ENSINO

E.E.E.F.M. NILO COELHO

 
 

PROJETO

“EsTATISTICA NA ESCOLA”

 
 

 

 

 

 

 

 

 

MINISTRO ANDREAZZA, 2012

 

 

 

 

“EsTATISTICA NA ESCOLA”

 

 


 

 


ABRANGÊNCIA DO PROJETO


 

Alunos do 1º ano do Ensino Médio das turmas B, C, D da E.E.E.F.M Nilo Coelho.  Ministro Andreazza-RO

 

 


ELABORAÇÃO DO PROJETO


REGIANE PEREIRA DA SILVA

SIRLEI DE MARTELLI SOUZA

VANDERLUZA BRAGA NUNES MOREIRA

LUZIANI DE SOUZA

 

LOCAL DE EXECUÇÃO  DO PROJETO


 

E.E.E.F.M Nilo Coelho.  Ministro Andreazza-RO

 

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

 

SETEMBRO,2012

 
 

 

MINISTRO ANDREAZZA, 2012

 

 

 

I - INTRODUÇÃO

 

 Há tempos o homem tem, muitas vezes, tomado notas de coisas e pessoas, não somente com o fim de acumular números, mas também visando utilizar os dados do passado para a resolução de problemas do presente. Todavia, somente no fim do século XIX e início do século XX, com a aplicação das probabilidades aos problemas sobre a interpretação dos dados, os números passaram a ser utilizados tanto para resolver os problemas do presente quanto prever os acontecimentos futuros, daí aparece a Estatística.

A palavra Estatística deriva do latim “status”, que significa ESTADO. Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio:

“1Parte da matemática em que se investigam processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma coleção de seres quaisquer, e métodos de tirar conclusões e fazer predições com base nesses dados.2Conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social.”

Os primeiros usos da estatística envolviam a compilação de dados e gráficos que descreviam vários aspectos de um estado ou país, daí a origem da palavra estar relacionada a estado. O primeiro levantamento estatístico remonta a 3500 a.C no Egito, tendo como objetivo informar ao estado sobre os recursos humanos e econômicos.

No século XVII d.C a disciplina estatística já era lecionada nas universidades alemãs, continuando com a finalidade de descrever as populações e as riquezas do estado. Ainda neste século, ocorreu a expansão da ciência em áreas como saúde pública, indústria, comércio e densidade demográfica.

Alguns estudiosos contribuíram ao longo dos anos para o desenvolvimento da estatística como ciência, como Francis Galton (1822-1911) que apresentou as noções de regressão e correlação; Karl Pearson (1857-1936) que apresentou seus famosos coeficientes, hoje chamados de coeficientes de Pearson; e Fisher que apresentou estudos sobre inferência estatística, dentre outros. Porém, o grande avanço mesmo da ciência foi por volta de 1940, quando o tratamento dos dados deixou de ser manual para ser computadorizado e, com isso, a realização de procedimentos estatísticos que, geralmente eram de alto custo do ponto de vista humano, passaram a ser dinamizados pela aplicação da informática no tratamento dos dados.

 

 

II - Justificativa

Com base em D’AMBROSIO (1996) que escrever aos educadores dizendo que:

 

Entre teoria e pratica persiste uma relação dialética que leva o individuo a partir para a pratica equipado com uma teoria e praticar de acordo com essa teoria ate atingir os resultados desejados” (p. 79)

 

 Partindo do intuito, como acredita D’AMBROSIO, que os educadores possam alcançar resultados positivos indo da teorização a pratica, onde assim os alunos consigam aprender melhor o conteúdo estudado. O seguinte projeto pretende levar da teoria a praticar o conteúdo de estatística visto em sala de aula pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio das turmas B, C, D da E.E.E.F.M Nilo Coelho.  Ministro Andreazza-RO , onde esta é o ramo da matemática interessado nos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises.

Os estudos estatísticos estão relacionados às situações que envolvem planejamentos, coleta de dados, organização de informações, análise das informações coletadas, interpretação e divulgação de forma clara e objetiva.

A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à Estatística Descritiva.  A utilização de tabelas e gráficos são frequentes na Estatística. As tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.

A importância da estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o mundo, tanto do ponto de vista físico como social

Portanto, a estatística é uma ciência que se preocupa com o planejamento de uma pesquisa, envolvendo desde a forma de coleta das observações obtidas em experimentos ou levantamentos, até a maneira como será feita a organização, a descrição, o resumo dos dados e a avaliação e afirmação sobre características de interesse do pesquisador.

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III - OBJETIVO GERAL

 

Ø  Colocar em pratica os conceitos de estatística estudados em sala de aula

 

IV - OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø  Definir estatística

Ø  Usar no dia-a-dia os conceitos de Estatística

Ø  Desenvolver a capacidade de confrontar teoria e pratica.

Ø  Conhecer a diversidade dos alunos que a escola atende de 9º ano do Ensino do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

 

V - METODOLOGIA

Será realizada  uma pesquisa com alunos do 1º ano do Ensino Médio das turmas B, C e D, cujo tema está expresso neste projeto.

·         Cada Classe será subdivida em 3 grupos, cada um será responsável por um tema, onde os resultados obtidos na pesquisa  terá que ser colocado em tabelas e gráfico de setor.

·         O líder de cada Turma será responsável por coletar os dados brutos, este será coletado em forma de pesquisa com perguntas objetivas, e repassar os dados obtidos.

·         Espaço aberto para perguntas.

 

VI – AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento das atividades. Será observado a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva.

 

 

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