ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ativdade 1.5
GOVERNO DO
ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO
DE ENSINO
E.E.E.F.M.
NILO COELHO
PROJETO
“EsTATISTICA NA ESCOLA”
MINISTRO
ANDREAZZA, 2012
“EsTATISTICA NA ESCOLA”
ABRANGÊNCIA
DO PROJETO
Alunos
do 1º ano do Ensino Médio das turmas B, C, D da E.E.E.F.M Nilo Coelho. Ministro Andreazza-RO
ELABORAÇÃO
DO PROJETO
REGIANE
PEREIRA DA SILVA
SIRLEI
DE MARTELLI SOUZA
VANDERLUZA
BRAGA NUNES MOREIRA
LUZIANI
DE SOUZA
LOCAL
DE EXECUÇÃO DO PROJETO
E.E.E.F.M
Nilo Coelho. Ministro Andreazza-RO
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
SETEMBRO,2012
MINISTRO
ANDREAZZA, 2012
I
- INTRODUÇÃO
Há tempos o homem tem, muitas vezes, tomado
notas de coisas e pessoas, não somente com o fim de acumular números, mas
também visando utilizar os dados do passado para a resolução de problemas do
presente. Todavia, somente no fim do século XIX e início do século XX, com a
aplicação das probabilidades aos problemas sobre a interpretação dos dados, os
números passaram a ser utilizados tanto para resolver os problemas do presente
quanto prever os acontecimentos futuros, daí aparece a Estatística.
A
palavra Estatística deriva do latim “status”, que significa ESTADO. Segundo o
Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio:
“1Parte da matemática em que
se investigam processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma
coleção de seres quaisquer, e métodos de tirar conclusões e fazer predições com
base nesses dados.2Conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social.”
Os
primeiros usos da estatística envolviam a compilação de dados e gráficos que
descreviam vários aspectos de um estado ou país, daí a origem da palavra estar
relacionada a estado. O primeiro levantamento estatístico remonta a 3500 a .C no Egito, tendo
como objetivo informar ao estado sobre os recursos humanos e econômicos.
No
século XVII d.C a disciplina estatística já era lecionada nas universidades
alemãs, continuando com a finalidade de descrever as populações e as riquezas
do estado. Ainda neste século, ocorreu a expansão da ciência em áreas como
saúde pública, indústria, comércio e densidade demográfica.
Alguns estudiosos contribuíram ao
longo dos anos para o desenvolvimento da estatística como ciência, como Francis Galton
(1822-1911) que apresentou as noções de regressão e correlação; Karl
Pearson (1857-1936) que apresentou seus famosos coeficientes, hoje chamados de
coeficientes de
Pearson; e Fisher que apresentou estudos sobre inferência estatística, dentre
outros. Porém,
o grande avanço mesmo da ciência foi por volta de 1940, quando o tratamento dos
dados deixou
de ser manual para ser computadorizado e, com isso, a realização de
procedimentos estatísticos
que, geralmente eram de alto custo do ponto de vista humano, passaram a ser
dinamizados pela
aplicação da informática no tratamento dos dados.
II - Justificativa
Com
base em D’AMBROSIO (1996) que escrever aos educadores dizendo que:
“Entre teoria e pratica persiste uma relação
dialética que leva o individuo a partir para a pratica equipado com uma teoria
e praticar de acordo com essa teoria ate atingir os resultados desejados” (p.
79)
Partindo do intuito, como acredita D’AMBROSIO,
que os educadores possam alcançar resultados positivos indo da teorização a
pratica, onde assim os alunos consigam aprender melhor o conteúdo estudado. O
seguinte projeto pretende levar da teoria a praticar o conteúdo de estatística
visto em sala de aula pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio das
turmas B, C, D da E.E.E.F.M Nilo Coelho.
Ministro Andreazza-RO , onde esta
é o ramo da matemática interessado nos métodos científicos para coleta,
organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de
conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises.
Os
estudos estatísticos estão relacionados às situações que envolvem
planejamentos, coleta de dados, organização de informações, análise das
informações coletadas, interpretação e divulgação de forma clara e objetiva.
A
coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à
Estatística Descritiva. A utilização de
tabelas e gráficos são frequentes na Estatística. As tabelas servem para
organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com
clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.
A
importância da estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o
mundo, tanto do ponto de vista físico como social
Portanto,
a estatística é uma ciência que se preocupa com o planejamento de uma pesquisa,
envolvendo desde a forma de coleta das observações obtidas em experimentos ou
levantamentos, até a maneira como será feita a organização, a descrição, o
resumo dos dados e a avaliação e afirmação sobre características de interesse
do pesquisador.
.
III
- OBJETIVO GERAL
Ø Colocar em pratica os conceitos de
estatística estudados em sala de aula
IV
- OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø Definir estatística
Ø Usar no dia-a-dia os conceitos de
Estatística
Ø Desenvolver a capacidade de confrontar
teoria e pratica.
Ø Conhecer a diversidade dos alunos que a
escola atende de 9º ano do Ensino do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
V
- METODOLOGIA
Será realizada uma pesquisa com alunos do 1º ano do Ensino
Médio das turmas B, C e D, cujo tema está expresso neste projeto.
·
Cada Classe será subdivida em 3 grupos, cada
um será responsável por um tema, onde os resultados obtidos na pesquisa terá que ser colocado em tabelas e gráfico de
setor.
·
O líder de cada Turma será responsável por
coletar os dados brutos, este será coletado em forma de pesquisa com perguntas
objetivas, e repassar os dados obtidos.
·
Espaço aberto para perguntas.
VI
– AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do
desenvolvimento das atividades. Será observado a participação dos alunos e sua
colaboração para a produção coletiva.
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