quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROINFO INTEGRADO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Atividade 1.4


Nome do cursista: Regiane Pereira da Silva

 
 Identificação do local:  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho
Este projeto tem como clientela os alunos de todo as series  os Profissionais da Educação.


OBJETIVO:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais ,cuidando do nosso ambiente( escola, casa, rua) favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.


 
JUSTIFICATIVA:
  • Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
  • Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
  • Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
  • Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. 
  • Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
  • Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
  • Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual. 
  • Na recuperação do meio ambiente. Recuperar o terreno da escola para criar um espaço verde (jardim) servindo para Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.
COMPETÊNCIAS:
  •  Reconhecer o seu papel de atuação, para que o Planeta Terra, seja preservado mesmo em meios a tanta falta de comprometimento.
HABILIDADES:
Cronograma
CONTEÚDOS:
 
DESENVOLVIMENTO
*Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas sócio-ambientais.
21/03/2012
22/03/2012
Dia Mundial da Terra e Dia Mundial da água.
 Durante as aulas serão realizadas atividades como poesias, músicas e outros,  voltadas para estes temas e apresentadas no Momento cívico, pelos os professores com os  seus  alunos.
*Conscientizar a comunidade escolar sobre a influência do consumismo exagerado para o meio-ambiente;
 
22/04/12
 Dia do Planeta Terra
 
Durante as aulas serão realizadas atividades como poesias, músicas e outros,  voltadas para estes temas e apresentadas no Momento cívico, pelos os professores com os  seus  alunos.
* Compreender a importância da preservação do meio que se estar inserido.
lixo
10/05/12
16/05/12
Dia do Turismo
Dia do Gari
 
 
|Apresentação no Momento cívico, pelos os professores.
*Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas sócio-ambientais.
04/06/12 ao
08/06/12.
 
 
 Semana Mundial do Meio Ambiente.
 
Dia Mundial do Meio Ambiente
Visitas a sítio orgânico e rio que atravessa a cidade de Ministro Andreazza. Aulas expositivas, sobre o Rio + 20, visita ao teatro.
DESENVOLVIMENTO:
 -A exposição será feita através de Data show, depois sendo explicada pelo ministrante do curso;
 -Após a explicação, as atividades serão aplicadas para os cursistas, verificando o grau de compreensão e também para concretizar o entendimento do conteúdo;
-Sempre tirando dúvidas e dialogando, ocorrendo assim a interação entre instrutor surdo e cursista.
 
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS:
Data Show; - material impresso, Professores, equipe pedagógica,  ovos de chocolate, música, microfone, caixa de som.
 
REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário